Alunos que vão à escola e não aprendem. Aulas descontextualizadas da vida real dos alunos. Jovens que não vão à escola porque ela é desinteressante. Baixo rendimento dos alunos nos exames… Esses e outros problemas são causados por diversos fatores. Um deles é a escola. Ela está em descompasso com as transformações sociais.

O mundo digital tem mudado rapidamente a nossa sociedade, com alterações impressionantes e imprevisíveis na vida de todos, principalmente na área da Educação. A era tecnológica potencializou a comunicação digital e os relacionamentos em redes. Agora já estamos na era da revolução dos softwares.

Em tempos de rapidez e imprevisibilidades, as mudanças atuais exigem de todos nós constantes adaptações. Os processos de ensino-aprendizagem precisam ser adequados aos desafios deste novo milênio. Para fazer frente a esses novos dilemas muito se tem discutido. Aproveito e deixo aqui algumas sugestões.

“Viagem à Escola do Século XXI” é o título de um livro rico e inspirador, recentemente publicado pela Fundação Telefonica/Vivo. O material é uma verdadeira viagem à Educação do Século XXI (veja o teaser abaixo). O endereço para download é o seguinte: http://fundacaotelefonica.org.br/…/04-11-16-viagem-a-escola…

Outro livro, também apoiado pela Fundação Telefonica/Vivo é o “Volta ao Mundo em 13 Escolas”, escrito pelos jornalistas do Coletivo Educ-ação (http://educ-acao.com/). Os autores do livro rodaram o mundo em busca de novos olhares e opções mais eficientes para a educação deste novo milênio. Da experiência surgiu o livro, que pode ser baixado no link que se segue: http://educ-acao.com/wp-content/uploads/2013/10/LIVRO_Educacao.pdf

O canal Futura está com a série “Escolas Inovadoras”, com documentários muito interessantes. O endereço é http://www.futura.org.br/?s=escolas+inovadoras

São leituras e documentários recomendados para pais preocupados, educadores inquietos e jovens criativos e que permitem um novo olhar para a Educação do Século XXI.